17 de março de 2011

Afinal Mealhada passa para Centro Emprego de Águeda

Segundo informação que hoje recebi, prevê-se a confirmação da noticia publicada a algumas semanas atrás, que referia que o Concelho de Mealhada deixará de estar afecto ao Centro de Emprego de Coimbra (http://www.iefp.pt/iefp/rede/listagem/paginas/41.aspx) e passará para o Centro de Emprego de Águeda.
A criação de uma delegação do Centro de Emprego de Águeda na Mealhada pode passar pelo futuro próximo, para minimizar a distância geográfica. Agora pergunta-se, manter-se-á o GIP promovido pela ACIM, que interage com o Centro de Emprego de Coimbra? Possivelmente não.

Numa perspectiva política, ou seja de gestão estratégica do todo comum, penso que esta medida vem contra a Divisão Geográfica implementada com as NUT III, sendo que a Mealhada nesse processo até passou do Baixo Vouga (concelhos essencialmente do centro e do sul do distrito de Aveiro) para o Baixo Mondego (essencialmente distrito de Coimbra). Para além de que os decisores políticos do Município de Mealhada por unanimidade concordaram que o nosso município deveria integrar a Associação de Município denominada CIM-BM (Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego) e não o do Baixo Vouga.

Segundo sei esta decisão partiu directamente do Ministério do Trabalho e Segurança Social, revelando mais uma vez desnorte na política governativa.
Luís Brandão

2 comentários:

DCC disse...

À primeira vista pode parecer uma má decisão, por causa de muitas coisas, nomeadamente distância e falta de transportes da Mealhada para Águeda!
Mas para quem já teve que "lidar" com o IEFP de Coimbra sabe que é difícil um centro de emprego trabalhar tão mal como este...

Luís Brandão disse...

Pelo que hoje me informaram, a “passagem da Mealhada” para o Centro de Emprego de Águeda... "ficou em águas de bacalhau"...
…Agora têm de melhorar Coimbra!