15 de outubro de 2010

Agora há as ex-SCUT’s

A partir de hoje há 3 novas estradas, as ex-SCUT’s.
Há uns anos criaram expectativas de que teríamos estradas boas gratuitamente, agora começam a retirar o docinho….
Para quem circula pela zona de Aveiro, apresento o novo esquema de portagens electrónicas (clique na imagem para amplicar).
Quem tem dispositivo electrónico na viatura, pode solicitar isenção de pagamento nas primeiras 10 viagens do mês e redução de 15% no valor das seguintes. As viaturas registadas no Município de Mealhada não podem usufruir destes descontos.
Para simular o valor a pagar e o tempo previsto do percurso, nas "ex-Scut's" e Scut's da Ascendi, pode consutlar http://www.ascendi.pt/simulador/#resultado
Boa viagem!
Luís Brandão

1 comentário:

Inês Seabra disse...

Eu trabalho em Lisboa. Para ir de carro pago cerca de 15 eur de portagens e ninguém me dá desconto nenhum...

Claro, posso ir pela estrada nacional, é uma alternativa. Alternativa que me leva mais do dobro de tempo de viagem. Mas é uma alternativa. Chata, com muito trânsito, com troços em mau estado, que me consome muito mais gasolina, mas é uma alternativa. Sempre parti do princípio que a opção de ir pela auto-estrada era minha, porque aqui a estrada sempre foi paga.

A minha opção é ir de transportes públicos que me sai bem mais barato, mas também me leva o dobro do tempo e chatices.

Dizia hoje um utente de uma ex-scut que, sem as portagens, a deslocação lhe ficava ao mesmo preço ou mais barata que ir de transportes e com muito menos transtorno e gasto de tempo. Tem graça, a mim também.

Isto só para dizer que as alternativas às outras auto-estradas não são todas melhores que as às ex-scuts. Por este país há muita gente que há muitos anos convive com o mesmo problema, a diferença é que a esses nunca deram auto-estradas gratuitas. Ah, pois é... já me esquecia... é aquela história de que uns vivem em zonas 'ricas' e outros em zonas 'pobres'. Pois... o tal utente que se queixava tanto conduzia um audi familiar topo de gama. Eu conduzo um opel astra com 16 anos. Mas eu vivo numa zona rica. Eu tenho de pagar portagens.

Coisas da vida! É só mais um dado para reflectir.
Pois é. A vida custa a todos...