Há quem acompanhe as Assembleias Municipais pelos jornais, mas na minha opinião ao vivo é muito Melhor. Nos jornais lemos as vivências de outros – os jornalistas – que têm os seus filtros, para além dos do próprio jornal (critérios editoriais).
Muito mais se passa numa sessão da Assembleia Municipal que aquilo que é resumido por uma notícia de jornal.
Como exemplo da filtragem de informação, temos a última AMM, que ocorreu no dia Setembro de 2011, no Casino de Luso.
Dentro da filosofia da descentralização de sessões da AMM, faz todo o sentido questionar o executivo sobre assuntos relativos à freguesia que nos acolhe. E assim o fiz, tal como o fiz na anterior (Junho de 2011) que decorreu na Escola Primária de Ventosa do Bairro. Sendo função da AMM fiscalizar o executivo camarário, confrontei-o com matérias constantes do orçamento para 2011 e grandes opções do plano para 2011.
Assim, na sessão da AMM no Luso, levantei algumas questões que passaram ao lado das reportagens jornalísticas; pelo que aproveito para fazer uma curta súmula dos assuntos que questionei o executivo. Aqui está, viver é mais enriquecedor que ler o que os outros viveram….
► BiblioMealhada – repensar esquema de funcionamento, por exemplo, este serviço de Cultura e Informação não circula no mês de Agosto, altura de maior disponibilidade da população…
►Animação Cultural Termal da Vila de Luso – promoveram um programa mais ambicioso que em 2010, mas faltou uma equipa que coordenasse e implementasse cabalmente este investimento público. Aconteceu de tudo; desde espectáculos programados que não ocorreram, falta de sistema de som, desadequação dos concertos ao horário e local, falta de divulgação, entre muitos outros… Vale a pena analisar o passado para melhorar no futuro, assim deixei o apelo para melhor programação, logística e divulgação, ou seja mais e melhor Organização.
► Nas Grandes Opções do Plano (GOP), para 2011, estava inscrita uma verba de 500 mil euros para alargar a Piscina Municipal de Luso. Questionei se este projecto iria avançar, ao que o vereador José Calhoa referiu que possivelmente a obra passará por fazer uma nova Piscina, mais ou menos na mesma zona e não alargar esta (à data de hoje, sei que para 2012 o orçamento, neste âmbito, diminuiu para 1 euro !!!).
►Estava previsto no citado GOP uma verba de 50.00 euros na rubrica Moinhos de Carpinteiros. Na sequência da minha questão foi referido que estão a ocorrer negociações com os proprietários dos moinhos e das “horas dos moinhos”, mas o processo não está fácil (à data de hoje, sei que para 2012 o orçamento, neste âmbito, diminuiu o valor para 1 euro !!!).
► No âmbito do supracitado GOP, para o ano 2012, estava inscrita a verba de 310 mil euros para a recuperação da Aldeia de Várzeas. Questionei se esse investimento era mesmo para avançar, os que o vereador José Calhoa referiu que sim (à data de hoje, sei que para 2012 o orçamento, neste âmbito, diminuiu para 610 euros !!!!). Neste caso, espero que com a integração do Saldo de Gerência, no 2º trimestre, este projecto avance, mas com tantas promessas … as dúvidas pairam por aí.
► As GOP (Grandes Opções do Plano) para 2011 apresentavam um projecto - WILLUSO – Centro de Investigação e Parque de Serviços – que representaria um investimento que totalizava 4 milhões e 75 mil euros, dos quais 75 mil euros seriam investidos em 2011, e os outros 4 milhões até 2013. Como até Setembro de 2011, ainda nada estava investido, questionei como perspectivavam este projecto de promoção e dinamização do Centro de Investigação em Longevidade e Saúde no Luso. A vereadora Filomena Pinheiro referiu que o processo estava temporariamente bloqueado devido às mudanças na reitoria da Universidade de Coimbra (à data de hoje, sei que para 2012 o orçamento, neste âmbito, diminuiu para 1 euro !!!).
Isto foi apenas um condensado resumo do que se referiu sobre estes temas.
Por uma Política mais participada e partilhada.
Luís Brandão
14 de dezembro de 2011
Ass. Mun. Mealhada - ao vivo é melhor
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário