13 de junho de 2011

Agenda 21 local – finalmente está a avançar

Quem consultar o blogue - http://agenda21mealhada.blogspot.com/ - criado para ajudar na dinamização da implementação da Agenda 21 Local no Município de Mealhada, pode ler:
“A Agenda 21 Local é um instrumento de gestão para a sustentabilidade, partindo de um diagnóstico da situação pré-existente (situação de referência), estabelecendo metas a atingir nas vertentes da protecção ambiental, desenvolvimento sócio económico e coesão social.

Esta iniciativa visa a implementação de um ciclo de melhoria contínua, em direcção à sustentabilidade do concelho, passando por etapas sequenciais como planeamento, diagnóstico, plano de acção, avaliação e revisão, considerando a participação pública como elemento fundamental para o sucesso deste ciclo.”

Estamos na fase do diagnóstico, que para além de diversas reuniões e entrevistas, conta com a passagem de um questionário à população do Concelho.

Se muitas pessoas dizem que os políticos só as ouvem na altura da Campanha Eleitoral, agora sem a pressão dos partidos políticos, têm uma boa oportunidade para darem livremente a sua opinião sobre o estado do nosso Concelho.

Assim, motivado por este projecto, ocorre (penso eu) pela 1ª vez na Mealhada uma verdadeira consulta pública, apenas ferida pelo meio de recolhe de informação: a informática; visto que os informaticamente excluídos e que não tenham fácil acesso à internet terão maiores dificuldades em transmitir a sua opinião.
Para responder ao questionário clique em: https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_PT&pli=1&formkey=dFZMaFY0endGSTdOREdaYnRRSmFVN1E6MQ#gid=0

Eu já respondi, faça o mesmo, pode demorar entre 10 e 15 mnutos.

A CMM solicitou apoio, para realizar este meritório trabalho, ao IDAD (Instituto do Ambiente e Desenvolvimento), que é uma associação científica e técnica, “próxima” da Universidade de Aveiro.

Quem está a dinamizar o projecto iniciou o processo, agora temos de ser nós a contribuir para enriquecer o diagnóstico que está em curso.

Participe pelo nosso Município.

Luís Brandão

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, agradeço a informação. Já respondi e deixei uma sugestão que é digamos um outro estádio da participação efectiva das populações que é a introdução do Orçamento Participativo. E porque não uma proposta a apresentar pelo grupo parlamentar ou pela vereação do PSD, na preparação do Orçamento para 2012?

Pedro Paiva disse...

Luís,
obrigado pela lembrança!
Já respondi. Foi um óptimo exercício de reflexão!