De 2 em 2 anos, os serviços da Câmara têm de elaborar um RELATORIO SOBRE O ESTADO DO ORDENAMENTO DO TERRITORIO (disponível em http://www.cm-mealhada.pt/). O documento relativo a 2010 foi discutido na última sessão da Assembleia Municipal de Mealhada, onde tive oportunidade de apresentar algumas considerações aos dados evidenciados, que aqui apresento.
Não obstante alguns lapsos e alguma descontextualização estatística, considero que analisar este tipo de documento é deveras relevante para quem estiver interessado e preocupado com o presente e o futuro da Mealhada.
· De 2001 para 2009 aumentou o n.º de habitantes em cerca de 7,5%, isto pode demonstrar que somos um concelho atraem, independentemente das razões (ex.: acessibilidades, proximidade de Coimbra, habitação mais económica, Belezas Naturais, etc.)
· Apesar de ter aumentado a média de idades da população no nosso Concelho, verifiquei que comparando com os 5 concelhos limítrofes (Anadia, Cantanhede Coimbra, Mortágua e Penacova) somos o Município com mais Crianças e Adolescentes e dos que mais Jovens tem. Estes dados devem-nos fazer reflectir e AGIR em prol do reforço na necessidade de melhorarmos as Políticas de direccionadas à População mais Jovem, em termos de educação, desporto, cultura, habitação, emprego, etc.
· Entre 2001 e 2008 aumentou a população abrangida pelo Rendimento Mínimo Garantido, agora designado Rendimento Social de Inserção.
· Estamos a produzir menos Vinho (menos 37% em 2008 comparando com 2004); sendo que nos mesmo período de tempo aumentou a comercialização do número de árvores de fruto.
· De 2001 para 2008 diminuiu o n.º de incêndios florestais – o que é muito positivo
· Entre 2001 e 2008 aumentou o número de consumidores de electricidade doméstica e de electricidade não doméstica, sendo o aumento mais acentuado no n.º de consumidores de electricidade doméstica. Contudo nesse mesmo período (2001 a 2008) diminuiu o número de consumidores de electricidade na indústria e na agricultura, sendo que foi na indústria que se verificou maior decréscimo do número de consumidores, o que pode revelar problemas no nosso tecido industrial.
· É de louvar que o nosso Município tenha 100% da população servida pelo Sistema Público de Abastecimento de Água
·É também de enaltecer que 100% da população esteja servida por Sistema de Drenagem de Águas Residuais
· Sobre Alvarás emitidos para obras de Construção e Reconstrução (para edifícios particulares: habitacionais, comércio e outros), deparámo-nos com um valor preocupante (em sintonia com o Pais). Ou seja, o n.º de alvarás emitidos foi de 42, no ano 2010. Este foi o valor mais baixo nos últimos 16 anos. E, em 2009 temos o segundo pior valor desde 1994, com 100 alvarás emitidos, que no entanto é 2,5 vezes superior ao valor de 2010.
· Fico-me por mais um dado relevante para a Economia do nosso Município, que tem a ver com o número de hóspedes e de dormidas. Entre 2006 e 2009, ocorreu uma diminuição de 25% do número de hospedes e diminuiu 20% o n.º de dormidas, sendo que a maior diminuição ocorreu nos hotéis. Referi, na dita sessão, que estas estatísticas sobre taxa de ocupação hoteleira são exactamente o inverso do que os deputados municipais têm vindo a ouvir do executivo municipal quando se vangloria com os resultados no Turismo, pelo que consideramos que é necessário promover-se uma revisão da estratégia económica para o concelho, visto que o turismo é um dos seus pilares.
Mais informados podemos ser mais profícuos.
Luís Brandão
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário