28 de outubro de 2009

Há 153 anos que vimos passar os Comboios

A 28 de Outubro de 1856 realizou-se a primeira viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, numa altura em que não havia estradas, nem sequer bons caminhos.

No Luso existe uma estação da CP, outrora classificada como uma das mais bonitas de Portugal, mas que hoje está praticamente deitada ao abandono, visto que é um mero apeadeiro.
Na última legislatura autárquica tive a oportunidade, por mais do que uma vez, de referir o mau estado do espaço contíguo à estação, agora vedado com uma rede, solicitando ao executivo da Câmara Municipal de Mealhada para que interviesse junto da REFER com vista à requalificação do mesmo ou, e preferivelmente, na cedência do mesmo ao Município de Mealhada para o aproveitar com vista a lá criar um recinto de lazer e divertimento para a comunidade, com as necessárias medidas de segurança.
Numa das últimas sessões da Assembleia Municipal, foi-me dito que já tinham feito um contacto com a entidade responsável, mas percepcionei do discurso que tal não é considerado como área de intervenção.
É uma pena… a população fica menos enriquecida.
Luís Brandão

1 comentário:

Naguib disse...

Já há muito tempo que não visiono a estação do Luso, mas não me esqueço do excelente panorama que se avista para quem está do lado contrário do edifício.
Há cerca de 30/35 anos, fiz muitas viagens entre Luso e Lisboa. Tinha sempre o hábito, depois de comprar o bilhete, atravessar para o outro lado, estender a vista, abrir os pulmões e encher o peito de ar.
Eu não tenho visto, mas outros têm, e como o título do «post» pretende abranger toda a comunidade, sugiro a alteração do tempo verbal: eu punha-o no presente.