Um dos problemas da credibilidade dos Blogues e do afastamento de algumas pessoas credíveis e respeitáveis deste tipo de fórum é a hipótese de qualquer um escrever tudo e mais alguma coisa sob a capa do anonimato, dizendo-se qualquer coisa sem qualquer educação e racionalização.Assim sendo, a partir de hoje os comentários passam a ser moderados por mim, e só são publicados os que respeitarem critérios como a urbanidade.
Pela liberdade de opinião mas não pela libertinagem na opinião.
Luís Brandão
Já agora........
Em artigo de opinião publicado, em 31-8-2009, no diário i, a jornalista Maureen Dowd do The New York Times, aborda a problemática do anonimato no mundo internet, nomeadamente na blogosfera.
Escreveu ela:
"A internet iria ser supostamente o paraíso da livre expressão, sem censura a cada passo e onde todos pudessem finalmente ter voz. No entanto, neste infinito reino da verdade, muitos querem esconder-se. Quem são essas pessoas, prontas a dizerem o que pensam sem no entanto dizerem quem são? Que mentalidade os leva a incomodar-nos, ficando escondidos por detrás de uma máscara? Os pseudónimos têm um historial nobre. Os revolucionários em França, os primeiros colonos dos EUA e os dissidentes soviéticos usaram-nos. O grande poeta Fernando Pessoa servia-se de heterónimos para escrever em diferentes estilos e até para rever as obras criadas pelos seus alter egos. Como escreveu Hugo Black em 1960, "É evidente que o anonimato tem por vezes sido utilizado para os mais construtivos dos fins". Mas, na internet, serve menos para se ser construtivo do que para encobrir a cobardia".

2 comentários:
Caro Luís Brandão: Saúdo a sua opção. Este blog corria sério riscos de se tornar um palco de maledicência. Estou certo que o otário que se escondia para o atacar a si e a outros terá de escolher outros sítios e outras pessoas que o aturem! Parabéns!
Caro Luís Brandão: porque esta opção, não sei, mas quero-lhe dar os parabens pela sua eleição Para A Assembleia municipal, sei que vai tomar posse dia 26 deste corrente mês pelas 10 horas....Boa continuação de um bom trabalho.
Enviar um comentário