A partir de hoje e após publicação em Diário da República as instituições promotoras de desenvolvimento social e de saúde no Concelho de Vila Real têm um Programa de Apoio que visa apoiá-las no apoio prestam.
O Programa em causa estabelece um conjunto de apoios financeiros, destinados às instituições de âmbito social e sem fins lucrativos do Concelho de Vila Real.
Estas políticas contemplam 2 eixos:
Eixo 1 — Apoio financeiro a projectos e a actividades (ex.: redução em 50% dos preços praticados pelas piscinas Municipais e no aluguer dos auditórios do Teatro Municipal).
Eixo 2 — Apoio financeiro ao investimento (ex.: apoio na aquisição/renovação de equipamentos até 50 % e na aquisição de viaturas até 30%).
Este regulamento aceita a sobreposição de apoios, como os da Segurança Social, mas potencia que as IPSS desenvolvam outras acções para além das tradicionais e que respondam mais adequadamente às necessidades do dia-a-dia.
O executivo da Câmara Municipal de Mealhada não é apologista de financiar IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), com medo da sobreposição de apoios, mas temos que convir que existem muitas áreas em que as IPSS e outras organizações de desenvolvimento social trabalham e onde os apoios são claramente poucos. E estamos a falar, por vezes de algumas facilidades/redução do custo de alguns espaços/serviços.
O apoio social é de TODOS. Que os executivos municipais apoiem quem apoia.
Luís Brandão
Sem comentários:
Enviar um comentário