Nuno Álvares Pereira nasceu em Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã, distrito de Castelo Banco, em 1360.
Impressionado pelo conjunto das suas qualidades e virtualidade, o Mestre de Aviz, futuro Rei D. João I, nomeia-o chefe militar do seu exército, cuja tarefa principal é garantir a independência de Portugal, diante do seu poderoso vizinho Reino de Castela. O que consegue, apesar da grande inferioridade de homens e meios militares.
Devido às várias vitórias militares (entre as quais a de Aljubarrota - 14.8.1385) obteve bens e títulos, que fizeram dele um dos mais ricos de Portugal.
Ontem foi canonizado, passando a ser o 8º ou 11º (as opiniões divergem) Santo Português.
Mais do que nos perdermos a pensar se intercedeu ou não na cura de uma senhora que tinha cegado, se só mudou de vida pelos 60 anos de vida… o que é de relevar é a mensagem que deve passar para os Cristãos.
Ele passou a vivem os valores do Evangelho de Jesus, tendo distribuído a sua fortuna pelos familiares, soldados e pobres, passando a viver no Convento que tinha anos antes mandado construir, em Lisboa. Aqui dedica-se a uma piedosa vida de oração, encarrega-se de atender na portaria e a auxiliar os pobres, adoptando o nome de Frei Nuno de Santa Maria. Passou a ser Simples, Pobres e Fraterno como Jesus.
Ser Santo, não é estar nos altares para embelezar, é sim um DESAFIO aos outros Cristãos, de que qualquer Homem é convidados a SER.
Luís Brandão
27 de abril de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário