Na Lameira de S. Pedro (freguesia de Luso) existe um claro exemplo de que a divisão administrativa nada tem a ver com o ser e sentir das populações.
Pelo que sei, e foi como resultado dos SENSOS (que se realizam no início de cada década), do lado direito da estrada nacional 234 – ver foto -, no sentido do Buçaco, as "terras existente pertencem" à Lameira de S. Geraldo (freguesia de Vacariça) e o lado esquerdo da mesma estrada integram a Lameira de S. Pedro (freguesia de Luso), contudo os residentes de ambos os lados da estrada consideram-se da Lameira de S. Pedro, estão recenseados e votam na freguesia de Luso e para o respectivo executivo autárquico.
Mais caricato é que há bastante tempo a Junta de Freguesia de Luso tentou dar nome às ruas para posteriormente colocar as respectivas placas toponímicas, até fez uma reunião com a população (e muito bem) na Escola Primária da Lameira de São Pedro. Mas, como em muitas coisas, nada mais fez, sendo até ultrapassada pela Freguesia da Vacariça que deu, no final de 2008, nome a uma rua (Rua Principal - ver foto) que tinha sido intitulada, nessa reunião, como Rua da Liberdade.
Seria interessante de uma vez por todas esclarecer e quem sabe reorganizar o nosso território concelhio, pois também haverá questões por resolver entre a freguesia da Pampilhosa e da Vacariça.
Assim, os habitantes da Lameira São Pedro vão colocar o seu lixo à freguesia da Vacariça.
Luís Brandão
21 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário