7 de janeiro de 2009

Figurino organizativo da CIM-BM

A Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego é constituida por 2 órgãos:
- Assembleia Intermunicipal composta por representantes eleitos nas respectivas Assembleias Municipais. Na Assembleia Municipal de Mealhada de 29.12.2008 foram eleitos e em 05.01.2009 tomaram posse na reunião da Assembleia Intermunicipal do Baixo Mondego: António Ferreira Ribeiro; Arminda de Oliveira Martins; Júlio Manuel dos Santos Penetra; António Miguel de Miranda Ferreira; Luis Miguel Pereira Brandão.
- Conselho Executivo
composto pelos 10 presidentes de Câmara dos 10 municípios que integram a Comunidade, que entre si elegeram 1 presidente e 2 vice-presidentes, actualmente são eles:
Presidente – Câmara Municipal de Montemor-o-Velho
Vice Presidente – Câmara Municipal de Mortágua
Vice Presidente – Câmara Municipal de Coimbra

Penso que devemos considerar este órgão supra autárquico como algo que irá influenciar o nosso futuro, visto que é ele que ditará algumas regras na gestão de milhões…
Já foram contratualizada com as Comunidades Intermunicipais a gestão das verbas comunitárias do Programa Operacional Regional Mais Centro. Cerca de 71 milhões de euros é o montante a ser contratualizado com a Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM) e que vai permitir um investimento próximo dos 120 milhões de euros. É claramente uma descentralização da gestão de verbas, seguindo-se pela lógica intermunicipal.

De referir que os projectos aprovados, resultam de candidaturas já entregues e privilegiam a requalificação da rede do 1.º ciclo do ensino básico e da educação pré-escolar, as pequenas e micro-empresas, a regeneração urbana e a protecção e valorização ambiental.

Como dizia no post de 12 de Novembro de 2008 sobre este assunto:
Um por dez e dez por um !!!!
Luís Brandão

Sem comentários: